O uso de serviços e servidores virtualizados é muito comum nas empresas que necessitam operar vários sistemas simultaneamente. Esta prática não só facilita o gerenciamento e a escalabilidade de vários servidores operando ao mesmo tempo, como também proporciona o aumento do nível de segurança através do isolamento dos serviços, a economia de energia elétrica e a baixa incidência na manutenção de hardware.
O Proxmox Virtual Enviroment em sua versão gratuita disponibiliza um ambiente computacional de DataCenter estável, seguro e flexível para hospedagem de máquinas virtuais e containers com suporte a diferentes plataformas computacionais.
Os profissionais da área de Tecnologia que possuem conhecimento sobre a ferramenta ProxMox VE são muito requisitados no mercado de trabalho por empresas que estão em busca de soluções de código aberto para administrar ambientes de virtualização, as quais oferecem excelentes remunerações e planos de crescimento profissional.
Usado no mundo todo e com uma grande comunidade de fóruns de discussão na Internet, o ProxMox VE traz uma variedade gigantesca de recursos que podem alavancar os processos de TI das empresas.
POR QUE UTILIZAR A VIRTUALIZAÇÃO COM O PROXMOX VE?
O principal motivo para se utilizar a virtualização é a facilidade na expansão dos recursos e o baixo downtime. Entretanto há outros motivos á serem considerados:
- Segurança: Ao invés de concentrar em um único servidor vários serviços como (banco de dados, web server, servidor de e-mail, servidor de arquivos), pode-se utilizar uma máquina virtual para cada um. Com esta prática, o isolamento dos serviços permite que caso ocorra algum problema com uma das máquinas virtuais, as demais não sejam afetadas e continuem operando normalmente.
- Flexibilidade: Ao criar uma nova máquina virtual, o administrador do ProxMox VE define nas configurações a quantidade de recursos de hardware que serão alocados para a nova máquina. Entretanto, se após a máquina estar em ambiente de produção for necessário expandir os recursos de processamento, memória ou disco, isto poderá ser feito com a máquina ligada sem a necessidade de interrupção dos serviços que nela operam.
- Gerenciamento Centralizado de Recursos: Ao virtualizar servidores, é possível reduzir o período necessário para providenciar a manutenção de seus recursos uma vez que as máquinas virtuais podem serem criadas, modificadas ou removidas com alguns poucos cliques. Através de um único painel de gerenciamento, o ProxMox VE permite ao administrador do sistema possa realizar estas e outras alterações através de uma interface web.
- Economia de Espaço Físico: Uma das maiores vantagens ao realizar a virtualização de servidores, é a diminuição do espaço físico para alocação de equipamentos.
- Redução de Gastos com Refrigeração: Com a menor quantidade de equipamentos ligados, menor será a emissão de calor. Com isto a refrigeração do ambiente poderá ser melhor controlada, podendo chegar a níveis de consumo mais baixos de energia elétrica e manutenção do sistema de arrefecimento.
- Facilidade para Instalar ou Migrar de Servidores: Outro fator que podemos citar, é a facilidade na migração de um hardware para outro, onde através dos recursos de backup do próprio ProxMox, é possível realizar uma imagem da máquina em produção com todas as ferramentas instaladas e configuradas, e na sequência restaurá-la importando para a instalação de um novo servidor em um curto intervalo de tempo.
- Uso de Sistemas Operacionais Antigos: O uso de sistemas operacionais já ultrapassados pode ser necessário em alguns momentos por conta da compatibilidade de alguns softwares, o que é muito comum para grandes sistemas desenvolvidos em linguagem de baixo nível, com um banco de dados de informações gigantesco e difíceis de serem migrados, como o que ocorre com alguns sistemas bancários.
- Diversidade de Plataformas: De acordo com os recursos de hardware que estiverem disponíveis, as máquinas virtuais podem receber a instalação de sistemas operacionais de diferentes plataformas, podendo em único host hospedeiro abrigar diferentes instalações.
- Testes de Ferramentas e Uso em Laboratórios: Através do isolamento de cada máquina virtual onde cada sistema funciona de maneira independente, é possível realizar a instalação de softwares para testes sem correr o risco de prejudicar outros sistemas em produção. Esta prática é muito utilizada em ambientes de laboratório onde tornam-se necessários a instalação de novos sistemas operacionais para teste, programas que podem ser suspeitos e diversas outras funcionalidades.